Seja bem vindo -

Detalhes do produto

ENSINO E APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES INTERDISCIPLINARES

Este livro nasce do desejo de aproximar as pesquisas realizadas em âmbito acadêmico - por professores universitários e estudantes de mestrado e doutorado - das inquietações e dificuldades enfrentadas nas escolas - por professores, pais e estudantes - no que diz respeito ao aprendizado e ensino da leitura e da escrita. Em âmbito internacional, as contribuições interdisciplinares têm feito surgir uma zona de confluência denominada ciência da leitura, que coloca em diálogo pesquisas sobre o cérebro leitor, sobre os comportamentos conscientes e inconscientes de leitores aprendizes e de leitores experientes, e sobre como esses conhecimentos podem contribuir para o desenvolvimento de uma pedagogia da leitura amparada não em crenças e intuições, mas em conhecimento técnico sobre as bases que sustentam essas aprendizagens. Como afirma o cientista Roberto Lent, presidente da Rede Nacional Ciência para a Educação  (http://cienciaparaeducacao.org), essa zona de confluência inaugura uma perspectiva de pesquisa translacional proativa, porque reúne conhecimentos da pesquisa básica, compreendendo os fenômenos por meio de métodos científicos, ao mesmo tempo em que se preocupa com a aplicação desses conhecimentos na inovação de estratégias educativas respaldadas na pesquisa, buscando contribuir com a sociedade de forma propositiva e não apenas reativa.

GRÁTIS PARA BAIXAR
Saiba um pouco mais:

Este livro nasce do desejo de aproximar as pesquisas realizadas em âmbito acadêmico - por professores universitários e estudantes de mestrado e doutorado - das inquietações e dificuldades enfrentadas nas escolas - por professores, pais e estudantes - no que diz respeito ao aprendizado e ensino da leitura e da escrita. Em âmbito internacional, as contribuições interdisciplinares têm feito surgir uma zona de confluência denominada ciência da leitura, que coloca em diálogo pesquisas sobre o cérebro leitor, sobre os comportamentos conscientes e inconscientes de leitores aprendizes e de leitores experientes, e sobre como esses conhecimentos podem contribuir para o desenvolvimento de uma pedagogia da leitura amparada não em crenças e intuições, mas em conhecimento técnico sobre as bases que sustentam essas aprendizagens. Como afirma o cientista Roberto Lent, presidente da Rede Nacional Ciência para a Educação  (http://cienciaparaeducacao.org), essa zona de confluência inaugura uma perspectiva de pesquisa translacional proativa, porque reúne conhecimentos da pesquisa básica, compreendendo os fenômenos por meio de métodos científicos, ao mesmo tempo em que se preocupa com a aplicação desses conhecimentos na inovação de estratégias educativas respaldadas na pesquisa, buscando contribuir com a sociedade de forma propositiva e não apenas reativa.

Vera Wannmacher Pereira
Ronei Guaresi
Ana Paula Rigatti Scherer